DIRETORIA DA COOMIGASP NA CORDA BAMBA

11/04/2013 16:58

 

Com o resultado obtido na AGO realizada no dia 24/03/2013, não resta dúvida, a Diretoria da COOMIGASP está em situação delicada, ou melhor, em situação insustentável. Com quase sete (7) anos sob o comando da dupla Valdé e Gessé, os associados da COOMIGASP não agüentam mais tanta desonestidade.

Relembrando..., em 08/07/2007, Valdé conseguiu aprovar com muitas irregularidades, a Proposta da Colossus, péssimo negócio para os garimpeiros, excelente para os canadenses. Impor aos associados, a aprovação de 51% para a Colossus, de participação na SPE, atual SPCDM, através de investimentos de 18 milhões de reais para realizar pesquisa, foi absurdo. Naquela ocasião, antes de apresentar sua Proposta, a Colossus havia recebido da Diretoria da COOMIGASP, o Relatório de Pesquisa da Vale, que havia sido repassado pelo DNPM à COOMIGASP. No referido Relatório constam 19 toneladas de ouro, 6 toneladas de paládio, 5 toneladas de platina, totalizando 30 toneladas dos metais nobres. Os 18 milhões de reais, previstos para realizar a pesquisa, representavam na época, 450 quilos de ouro, hoje, equivalem a 164 quilos. Portanto, naquele dia, a Colossus, com promessa de investimentos em pesquisas equivalentes a 450 quilos de ouro, garantiu para si, mais de 15 toneladas de ouro.   

Não satisfeito, Valdemar Falcão, uma semana depois, dia 16/07/2007, assinou o Contrato de Parceria, reduzindo a participação da COOMIGASP durante a fase de pesquisa, de 49% para 25%, e acrescentou condições inexistentes na Proposta inicial. Introduziu, ao arrepio da AGE de 08/07/2007, a implantação do futuro Projeto Mineral, que seria elaborado depois de aprovada, pelo DNPM, a Pesquisa Mineral. Na implantação do Projeto Mineral, incluiu a obrigação de a COOMIGASP realizar investimentos proporcionais à sua participação. Caso a COOMIGASP, não realizasse tais investimentos, nossa participação na SPCDM, seria inferior a 2%.  ACREDITEM!!!   2% DA PARA DIVIDIR ENTRE TODOS OS ASSOCIADOS.

Depois, celebraram um Termo de Compromisso que deixa aos associados da COOMIGASP, 25% do lucro. Que lucro? Com tanta má fé, desonestidade, incompetência, que lucro sobrará?

De lá para cá, muitas coisas aconteceram. Saiu Valdé, entrou Gessé. Saiu Gessé, voltou Valdé. Para conseguirem os objetivos da Colossus, endividaram a COOMIGASP em mais de 43 milhões de reais. Confira os últimos balanços. Até que enfim, os garimpeiros acordaram. Ainda há tempo, tempo para recuperar o que nos tomaram. Difícil, porém possível. A sociedade está determinada a virar o jogo. A confiança e responsabilidade depositada sobre os ombros dos atuais membros do Conselho Fiscal é muito grande. A situação exige ação imediata. O resultado da última AGO, NÃO APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DAS CONTAS, exige do Conselho Fiscal, resposta urgente. NÃO HÁ COMO TOLERAR UMA DIRETORIA DESONESTA, MAL INTENCIONADA, IMCOMPETENTE.

 

—————

Voltar