DESRESPEITO AOS ASSOCIADOS DA COOMIGASP E MORADORES DE SERRA PELADA

18/11/2011 21:32

Os garimpeiros que vivem há muito tempo em Serra Pelada e os que, mesmo morando fora, acompanham ano a ano nosso cotidiano, sabem que no período mais difícil da existência da COOMIGASP, março de 1992 (encerramento da garimpagem por Decreto Presidencial) a 2002 (aprovação do Decreto Legislativo nº 207, de 2002), nossa Cooperativa conseguiu sobreviver graças à persistência, coragem e tenacidade dos associados moradores em Serra Pelada auxiliados pelo apoio de muitos associados residentes em outras localidades. Na época, a UNIÃO de um pequeno grupo, deu sustentação à COOMIGASP, permitindo seu prosseguimento.

Com muita luta, depois de longo entendimento com o Governo Federal, a COOMIGASP conseguiu o Alvará de Pesquisa nº 1485, em 28/02/2007. Daí em diante, em total desrespeito aos que com sacrifício conseguiram manter a entidade funcionando, apareceu então os oportunistas, que, com o poder adquirido ilegalmente, inclusive, poder econômico, obtido através de negociatas usando o nome e prestígio de Serra Pelada, tiram vantagens sobre os menos esclarecidos. Parte dos ilegais recursos obtidos foi e continua sendo utilizados para chantagear, aliciar e enganar os desinformados, outra parte de tais recursos usam para intimidar, reprimir, humilhar, a todos os que discordam com os desmandos praticados pela COLOSSUS e COOMIGASP.

De acordo com os argumentos retirados da Ação de Imissão de Posse proposta pela SPCDM contra 5 (cinco) moradores do Bairro Morumbi em Serra Pelada,  a população de Serra Pelada residente fora da área de interesse do projeto mineral, está predestinada a continuar na miséria (ver matéria anterior).

O grande erro da sociedade foi permitir a transferência dos direitos minerários da COOMIGASP para a SPCDM. A COOMIGASP ao transferir seus direitos minerários à SPCDM transferiu também, todo e qualquer entendimento referente aos moradores.

Os prejudicados não são apenas os que estão sendo despejados. São prejudicados também, todos os associados da COOMIGASP, além de dilapidar nosso patrimônio, a Diretoria da COOMIGASP para manter um sistema perverso, está criando dívidas desnecessárias. Mais grave ainda, toda e qualquer decisão parte da COLOSSUS. Na parceria, a COOMIGASP por ser minoritária, não tem participação nas decisões, o poder de mando é da majoritária COLOSSUS, que não tem nenhum compromisso com os associados da COOMIGASP.

INDENIZAÇÃO: Para aqueles que ainda acreditam em indenização, a SPCDM na ação contra os moradores foi taxativa, afirmou que não vai retirar ninguém, ou seja, não vai indenizar ninguém que se encontra fora da área de interesse do projeto mineral. Dos 47 (quarenta e sete) moradores na área de interesse do projeto mineral, apenas 5 (cinco) não quiseram negociar, estão sendo despejados.           Este é apenas um dos resultados de um contrato tramado pela COLOSSUS e pela Diretoria da COOMIGASP, ilegalmente aprovado pela sociedade, sem a devida discussão e debate.

UNIÃO é a maior FORÇA de uma COMUNIDADE, CATEGORIA ou POVO.

PARA REVERTER A SITUAÇÃO, PRECISAMOS DE UNIÃO.

—————

Voltar