Depois da reunião realizada entre o Interventor Marcos Alexandre e lideranças dos garimpeiros, que resultou em diversos ajustes na minuta apresentada anteriormente no blog www.coomigaspintervencao.blogspot.com.br o novo Estatuto Social da COOMIGASP foi aprovado na AGE de 10/08/2014.
A maioria dos associados presentes à Assembleia Geral Extraordinária aprovou as reformas propostas. Terminada a votação e contagem dos votos, obteve-se o seguinte resultado: 804 associados votaram SIM; 326 votaram NÃO; 12 votaram em BRANCO e 8 anularam seus votos, totalizando 1.150 votos.
Uma das novidades do novo Estatuto Social é a candidatura individual. Agora, os interessados aptos a participar da eleição, terão que, individualmente, solicitar o registro da sua candidatura para cocncorrer ao Conselho de Administração ou ao Conselho Fiscal. No dia da eleição, cada associado escolherá para votar, um candidato do Conselho de Administração e um candidato do Conselho Fiscal.
Serão eleitos, os sete candidatos mais votados, sendo o mais votado, empossado Presidente do Conselho de Administração, os demais, do segundo ao sétimo mais votado, serão empossados membros do Conselho de Administração. O Conselho de Administração será responsável pelo planejamento estratégico e decisões da COOMIGASP, responsável também, pelo acompanhamento e cobrança dos trabalhos executados pela administração profissional contratada.
No mesmo modelo, os seis candidatos mais votados no Conselho Fiscal serão eleitos, sendo o mais votado, empossado Presidente do Conselho Fiscal, o segundo mais votado será empossado Secretário, o terceiro mais votado, Terceiro Membro e os demais, quarto, quinto e sexto mais votados, serão os Suplentes do Conselho Fiscal.
A proposta da reforma estatutária gerou inicialmente certa insatisfação, por incluir mais severidade contra os maus administradores e por disponibilizar armas mais poderosas para defesa da sociedade. Que as novas regras sirvam para melhorar a governabilidade da COOMIGASP e tragam benefícios para os associados. Parabéns a todos que participaram da Assembleia.
—————